sexta-feira, 4 de setembro de 2009

"ARTE VIVA - PLUGADOS E LINKADOS"


Software transforma pinturas em "arte viva"

Dono de múltiplos talentos, o artista San Base, nascido na Rússia, resolveu integrar duas habilidades suas para integrar tecnologia e arte. Ele criou o "Dynamic Painting", conceito que é hoje aplicado em protetores de tela de computador, cuja base são diversas pinturas do artista -- ao serem integradas através de um algoritmo, vão mudando as imagens na tela do PC de maneira animada e única.
O conceito nasceu quando os equipamentos de arte se tornaram muito caros na Rússia, durante o colapso econômico na década de 1990. Quando não tinha mais telas novas, Base pintava nas telas antigas, já utilizadas. Ele gostou do efeito criado e começou intencionalmente a transformar e refazer cada pintura.
Artista russo utilizou talentos na pintura e na computação para criar papéis de parede que mostram pinturas em constante transição.
Em um certo momento, lhe ocorreu que a TV ou o computador seriam uma “tela” melhor para dar vida às suas pinturas. Então, ele desenvolveu um software que automatizava a geração e a transformação das imagens.
Base seleciona os componentes básicos, como cores e formas, e então mapeia como quer que eles se modifiquem de acordo com o tempo. Seu software, deste modo, “pinta” digitalmente as imagens que ele cria. Para o artista, os algoritmos que criam as pinturas são como uma espécie de DNA, guiando como a arte irá se desenvolver.

As mudanças entre as figuras podem ser surpreendentes, com formas e cores inteiramente novas, mas que são completamente integradas umas nas outras em um curto espaço de tempo. Em seu site também é possível ver exemplos da arte em movimento.

Autor (a) : Desconhecido

http://www.arteetecnologia.com.br/reportagemnoticia.asp?id=139


Nenhum comentário:

Postar um comentário