quarta-feira, 2 de setembro de 2009


“Avanço Permanente”

“Não há dúvidas de que hoje as escolas estão mais informatizadas do que nunca, e de que muitos estudantes já ultrapassaram seus pais e professores com relação a conhecimentos da Internet”.

“ Um relatório publicado no ano passado pelo National Center for Education Statistics determinou que 99% das escolas de ensino pré-primário até o ensino elementar “nos Estados Unidos” estão conectadas à Internet, com 94% desses computadores contando com conexões banda larga de alta velocidade”.

“A disponibilidade de computadores nas salas de aula também vem crescendo, com um índice entre 86 e 96% das escolas públicas (dependendo do tamanho da cidade) contando com computadores em salas de instrução, com uma média de um computador para cada cinco estudantes”.

“A introdução da tecnologia da Internet às salas de aula traz muitos benefícios, porém nada terá valor se os usuários estiverem mal informados e a tecnologia desprotegida”.

Drika primeiramente hoje a tecnologia é uma realidade, não nos abster dela e nem por um outro lado fugir dela, hoje a globalização está aí e creio que; mais e mais governos, empresas, comunidades e indivíduos de uma forma geral estão cientes do que a tecnologia pode oferecer, mas ainda há muito receio e medo do novo.

Agora em relação à sua pergunta dos riscos de “nós professores” podemos sofrer pelo uso permanente por estarmos conectados em nosso trabalho o tempo todo creio o seguinte. Por um lado há os benefícios que parecem óbvios. Já os riscos, nem tanto.

Creio também como tudo na vida deve ser feito com ordem e moderação, sem exageros porque uma vez nós inseridos nesse contexto digital como a informação, comunicação e os mais modernos e sofisticados aparelhos que a cada dia estão em voga às complicações vão aparecendo como, a LER e tantas outras doenças do mundo moderno. Mas ainda não podemos estar satisfeitos, pois a exclusão digital ainda é grande.

Creio que, antes a sociedade acompanhava uma enorme disparidade entre analfabetos e letrados ela agora contempla um contraste entre quem domina muito bem a tecnologia de ponta e quem mal sabe do que se trata. Eis outro risco. Tornar-se usuário da tecnologia creio que é um passo importante, mas como tudo deve haver uma prevenção como: utilizar as novas ferramentas tecnológicas de uma maneira mais proveitosa, tanto do ponto de vista individual quanto no todo.

Em relação como vejo um problema em meu trabalho olho pelo seguinte anglo: há pessoas que já nascem geneticamente propensas a adquirir essas novas doenças da nova tecnologia, assim sendo tem que haver algo preventivo para nós que antes não detínhamos essas novas ferramentas tecnológicas.

Paulinho Black Music

“MUS3” UAB - UNB

Nenhum comentário:

Postar um comentário