domingo, 20 de setembro de 2009



Arte & Tecnologia

http://br.geocities.com/rcleitebr/reginaldoartes_arquivos/Page1665.htm

Estamos hoje em pleno processo de chamado de “Revolução Tecnológica”, creio que não podemos mais fugir desse processo que a cada dia que passa ele vai se fundindo mais e mais, e com plena certeza de que de que essa gama de conhecimentos e avanços tecnológicos veio realmente para fazer parte de nossas vidas.

Nós como futuros professores de arte, ou seja; ‘a arte musical’; não podemos ficar mais alheios aos novos avanços e às novas metodologias que nos fazem adentrar a cada dia mais rumo a um futuro premente e tecnológico. (grifo meu).

1. A expressão artística na sociedade contemporânea

“A partir das sociedades modernas e seus avanços no campo das ciências, a associação a rituais religiosos comuns à Pré-História e à Idade Média desaparece da criação artística. No séc. XIX, os avanços tecnológicos oriundos da Revolução Industrial transformam o campo das artes ao aproximar da produção estética os meios técnicos de criação e reprodução da imagem. A disponibilização desses novos meios, códigos e técnicas para a produção imagética, promoveu uma mudança na esfera da arte, que, desde então, passou a recorrer aos recursos tecnológicos para sua criação e execução”.

“A produção industrial de imagens se enquadra em um contexto de conhecimento e de economia que revela suas associações com a ciência, originando processos de reconstituição, intercâmbio, montagem e colagem, possibilitados pelas tecnologias associadas à fotografia, ao cinema, à televisão e ao vídeo. A criação industrial de imagens baseia-se na produção maquínica de uma matriz de representação e a conseqüente reprodução em massa de cópias. A fotografia e o cinema, junto à gravura, correspondem às “imagens técnicas” (MACHADO, 1994, p. 09), por produzirem suas representações imagéticas a partir de ferramentas que unem a produção de imagem ao uso de dispositivos técnicos. Na produção pós-industrial, são utilizados processos e dispositivos de natureza numérica (infografia e computação gráfica), também chamada digital, e fotônica (holografia) para a produção de informações visuais, verbais e sonoras, que são exibidas através dos mesmos aparatos técnicos utilizados na produção (Idem)”.

http://www.ufscar.br/rua/site/?p=673

“A sociedade de um modo geral mudou e muito, hoje nós estamos inseridos em uma sociedade à qual a arte considerada como vanguarda se alia às novas metodologias e ferramentas tecnológicas de ponta. Será impossível hoje nós ficarmos alheios a essas novas ferramentas da qual não podemos mais fugir”.

Música e Tecnologia

http://br.geocities.com/rcleitebr/reginaldoartes_arquivos/Page1133.htm

Sim, com toda a certeza hoje não podemos ficar mais separados da tecnologia, que a cada dia vem nos impondo; de uma forma ou de outra novos rumos para não só inserirmos os nossos alunos, como também estarmos plugados, linkados e conectados aos meios mais modernos de interação tecnológica.

“Acredito que a inclusão digital é essencial para o desenvolvimento do país e deve ser trabalhada nas escolas por meio de projetos a partir da educação infantil, pois o uso da tecnologia faz parte do cotidiano de todos. A criança tem uma facilidade incrível em aprender a utilizar as TIC”.

http://www.microsoft.com/brasil/educacao/projeto/materias/arte_concreto_digital.mspx

Entendo que, de uma forma mais abrangente que; temos que estar em órbita, tanto tecnológica, quanto aos avanços que a cada dia vem nos trazendo muitos benefícios que outrora não tínhamos em relação às tecnologias.

Paulinho Black Music - MUS3

Nenhum comentário:

Postar um comentário